Tendências de Marketing Digital para 2019

Já começou a planear a estratégia de marketing digital do seu negócio para este novo ano?

Se ainda não fez ainda está a tempo de o fazer.

Para que no ano de 2019 seja bem-sucedido na implementação da sua estratégia de marketing digital é necessário que esteja por dentro das principais tendências previstas para este ano. Selecionei algumas daquelas que me parecem ser as mais relevantes.

– Utilização de chatbots e integração nas aplicações de messaging

Os consumidores passam cada vez mais tempo a comunicar via mensagem. Para muitos é inclusive a forma preferida para contactar com as empresas.

De acordo com os dados da Global Digital Statshot referentes a outubro 2018 o WhatsApp e o Facebook Messeger ocupam a 3.º e 4.º posição, respetivamente, no ranking das redes sociais com mais utilizadores ativos (ver gráfico 1).

imagem1_artigo das tendencias de marketing

Gráfico 1: Redes sociais mais utilizadas em todo o mundo classificadas por número de utilizadores ativos (em milhões) – dados referentes a outubro de 2018, adaptado de Statista

Estas aplicações de envio de mensagens têm trazido resultados muito positivos às empresas que as utilizam, especialmente quando aliadas aos chatbots. Esta é uma ferramenta que está programada para simular uma conversa humana, automatizando tarefas repetitivas e burocráticas como as respostas a dúvidas frequentes.

Os chatbots são na área do marketing a forma mais comum da inteligência artificial ao serviço das empresas (ver artigo).

As principais vantagens da utilização deste tipo de ferramenta podem resumir-se nas seguintes:

  • mais rápidos que o ser humano a responder às perguntas mais comuns dos consumidores;
  • estão disponíveis 24 horas por dia para dar resposta de imediato;
  • a empresa consegue manter um serviço de atendimento ao cliente sem a necessidade de fazer grandes investimentos;
  • permitem a poupança de tempo à empresa dando a possibilidade de alocar recursos em atividades mais complexas;
  • podem ser integrados em aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger e o WhatsApp.

– Ascensão do Linkedin

Dados referentes da Social Media Today a Agosto de 2018 dão conta de mais de 500 milhões de utilizadores com conta ativa no Linkedin. Esta rede social tem passado ao lado dos problemas com os dados pessoais ocorridos noutras redes sociais e isso tem-lhe permitido a consolidação do número de utilizadores registados e até o seu crescimento.

A expectativa é que o Linkedin cresça ainda mais no próximo ano, as novas funcionalidades e layout que têm sido implementados e as novas alterações que surgem diariamente poderão ter aqui um contributo muito importante.

– Adaptação ao Mobile

Tal como se verificou em 2018, também em 2019 o mobile vai continuar a ser uma tendência. De acordo com dados da StatCounter referentes a dezembro de 2018, as pesquisas feitas em mobile já superam os 49%.

Para os negócios que tenham como objetivo aumentar as suas vendas online em 2019, o telemóvel é uma área chave. As empresas necessitam de investir na simplificação do processo de compra tornando a experiência do utilizador o mais simples e positiva possível, evitando as elevadas taxas de abandono do processo de compra.

O website da sua empresa também deve estar otimizado para poder oferecer uma boa experiência a quem o visita através do telemóvel.

– Menos texto e mais conteúdo audiovisual

A tendência não é nova e veio para ficar, de acordo com a Business Insider os vídeos são e vão continuar a ser os maiores responsáveis pelo tráfego na Internet, até 2021 irão significar 82% de todo o tráfego. Os consumidores preferem 4 vezes mais ver um vídeo a ler um texto.

Independentemente do formato do vídeo (vídeos gravados, transmissões ao vivo, vídeos 360 graus), quanto mais interativo melhor.

Stories

As stories continuarão a ter em 2019 um grande crescimento. A sua popularização em 2017 pela Instagram Stories fez com que esta seja hoje em dia eleita pelos consumidores como a forma de partilha escolhida. Chris Cox, Chief product Facebook afirma que “em 2019 as stories vão ultrapassar os conteúdos publicados nos feeds”.

No gráfico abaixo podemos observar que no WhatsApp Status existem diariamente 450 milhões de utilizadores a utilizar as stories, o Instagram vem logo atrás com 300 milhões e a fechar o top 3 temos o Snapchat o criador das stories com 191 milhões.

imagem2_artigo das tendencias de marketing

Gráfico 2: Utilizadores diários ativos de stories, Techrunch, maio 2018

Um estudo realizado pelo Facebook aponta 4 ações que os utilizadores assumem depois de verem um produto ou serviço nas stories:

  • 56% procura mais informações no site da marca;
  • 50% procura o produto ou serviço em websites onde o poderá comprar;
  • 38% falou com alguém em relação ao produto ou serviço;
  • 34% visitou uma loja para ver o produto ou serviço.

Instagram

Este será o ano do Instagram. Em outubro de 2018 esta rede social já tinha 1 bilião de utilizadores ativos mensais, ocupando a posição 6 no ranking das redes sociais com mais utilizadores em todo o mundo (ver gráfico 1). Neste momento cresce a uma taxa de 5% ao ano no número de utilizadores, enquanto que o Facebook ronda os 3%.

O recente lançamento do IGTV, uma nova plataforma para assistir e criar vídeos maiores que um minuto criada exclusivamente para a utilização com o telemóvel, irá permitir reforçar a sua posição no mercado, prevendo-se o crescimento desta rede social ao longo do próximo ano.

Como é que pode utilizar estas tendências a seu favor?

O conhecimento destas tendências possibilita às empresas ajustar as suas estratégias de marketing digital e orçamentos anuais de acordo com as mudanças que vão acontecer em 2019.

É importante ressalvar que estas tendências não são factos irrefutáveis ou rígidas, são apenas alguns acontecimentos que se esperam que ocorram no próximo ano.

O ponto de partida será sempre definir com exatidão qual ou quais são as personas para quem se dirige nas Redes Sociais ou que são prioritárias para o desenvolvimento do negócio.

As personas são uma representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Estas personas são definidas tendo em conta as suas características, hábitos e interesses.

Depois de sabermos quem são as personas que pretendemos para o nosso negócio e onde se encontram (Facebook, Instagram, Linkedin…) deve ser definida a nossa estratégia de marketing digital tentando aplicar as tendências que fazem sentido para o nosso público-alvo tirando o máximo de vantagens.

Preparado para definir a estratégia de marketing digital para 2019?

Por Cristiana Sá

Marketing Strategy Connting Digital Devices Concept

Designed by rawpixel.com / Freepik: www.freepik.com

Anúncios

Um pensamento sobre “Tendências de Marketing Digital para 2019

  1. Pingback: Como lançar um novo produto? | pontotga

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s